Quinta-feira, 23 de março de 2017 às 10:08 em Notícia
Metade dos professores não consegue cumprir conteúdo planejado, diz pesquisa

 

 

Apenas 51 por cento dos professores do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, no Brasil, conseguem desenvolver ao menos 80 por cento do conteúdo previsto para o ano. Os dados foram colhidos pelo questionário da Prova Brasil 2015, divulgado nesta semana.

Ao todo, 262 mil professores participaram da pesquisa. 91 por cento dos educadores entrevistados disseram que gastam até 20 por cento do tempo da aula com tarefas administrativas, como por exemplo, fazendo a chamada ou preenchendo formulários.

Para o presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino, a Confenen, professor Roberto Dornas, os dados são preocupantes e, em muitos casos, são fruto do excesso de disciplinas obrigatórias oferecidas aos alunos.

“A verdade que mais importante é Português, Matemática, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Educação Física como prática, Artes como iniciação no caminho das artes. O resto deve ser tratado dentro dessas próprias matérias. A medida que aumenta o currículo e isso é muito comum, a tarefa do professor fica muito mais difícil e o tempo fica muito mais curto. Então, a primeira coisa é uma reforma de currículo, como se tenta fazer com a nova alteração do Ensino Médio.”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE