Benefício da Prestação Continuada: usuários devem fazer cadastro até o dia 28 de Dezembro
19/12/2018 13:58 em Notícia

O cadastro único é obrigatório e quem não fizer perderá a assistência. De acordo com a assistente social da Prefeitura de Barbacena, Mariluzia Navarro, esse cadastro é mesmo usado para o Programa Bolsa Família.

Segundo ela, a procura pelos usuários de Barbacena aconteceu o ano todo. “Desde o mês de abril deste ano foram visitados 1857 residências. A equipe da região central da cidade visitou 840 usuários, a do CRAS São Pedro, 525 e do CRAS Nova Cidade 422 beneficiários, efetivando 1.114 cadastros e atualizações do Cadastro Único, destaca Mariluzia”.

Segundo o setor do Programa Bolsa família da Subsecretaria de Programas Sociais de Barbacena, as visitações resultaram em uma cobertura de 87% do publico alvo. Os 13% restantes ou 327 beneficiários barbacenenses ainda não se cadastraram. Desses, 99 são idosos e 228 são deficientes.

O beneficio da prestação continuada (PBC), faz parte da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) do Governo Federal. Esse benefício garante um salário mínimo para idosos que não tem direito a aposentadoria por falta de contribuição; trabalhadores rurais que nunca contribuíram com o INSS e tem mais de 65 anos; e pessoas com deficiência incapacitante moderada ou grave com renda per capita familiar de até 1/4 do salário mínimo.

 Como fazer o Cadastro em Barbacena

Os usuários devem comparecer ao setor do Programa Bolsa Família que fica na Praça Conde de Prados, no Centro, ou ainda no Centro de Assistência Social (CRAS) que fica nos bairros: São Pedro e Nova Cidade.

Documentos necessários

Para os maiores de 18 anos: Certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor ou CPF, carteira de trabalho, documento de identidade e um comprovante de residência.

Para os menores de 18 anos: Certidão de nascimento, documento de identidade e CPF.

Telefone do setor do Programa Bolsa Família de Barbacena: 3339-2068

Imagem: Prefeitura Municipal de Barbacena

 

COMENTÁRIOS