Segunda-feira, 29 de agosto de 2016 às 19:57 em Cidade
Roda de capoeira agitou o final de semana em Barbacena

 

No último sábado dia 27, o centro de Barbacena foi palco de um espetáculo de cultura e arte. Em meio ao sol quente, o som do berimbau era inconfundível, as músicas típicas da capoeira embalava uma multidão de pessoas curiosas que passavam pela Praça Pedro Teixeira, de fronte ao Clube Barbacenense.

Mostrando a cultura brasileira, as raízes africanas, cerca de 20 pessoas fizeram uma “roda” com todo o ritual que exige a capoeira. O professor/Mestre, José Gomes, falou com a reportagem da Rádio Globo Barbacena no local, incentivando a cultura e mostrando os benefícios que a capoeira trás para as pessoas, a sociedade e principalmente a juventude.

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

No Brasil Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães do mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta.

Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim à capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Em 24 de novembro de 2014, durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda, que é realizada na sede da UNESCO, em Paris, teve a inscrição para recebimento do título aprovada. Em 26 de novembro, a UNESCO declara que a Roda de Capoeira é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Sérgio Malta Diretor da Rádio Globo Barbacena 

A Rádio Globo Barbacena apoia a cultura e age com divulgadora desses eventos que contribuem para uma sociedade melhor. Lazer e cultura grátis!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE